Passar para o Conteúdo Principal

População

O concelho de Sever do Vouga, possui uma população residente de 13.183 habitantes, a qual se distribui economicamente pelos seguintes sectores de actividade: sector I (7.45%), sector II (53%) e sector III (39.5%)

A existência de uma exploração agrícola de minifúndio, sujeita às vicissitudes do relevo (socalcos), associada à utilização de técnicas agrícolas tradicionais, executadas predominantemente por mulheres, confere-lhe um estatuto de agricultura de subsistência.

Não deixa, contudo, de ser extremamente belo a diversidade de colorido, pela variedade de culturas (hortas, laranjais, vinhas, milheirais, pomares e pastos) associado ao VERDE que é constante ao longo de todo o ano, e à ÁGUA que serpenteia nos riachos ou rios, precipitando-se em quedas ou estendendo-se em leitos extensos, proporcionando a formação de pequenas praias fluviais.

O sector industrial, com cerca de 53% da população activa é aquele que tem constituído mais preocupação no contexto do desenvolvimento económico e social, pelo que, novas áreas industriais foram já criadas e perspectiva-se a criação de mais três pequenas zonas industriais. As actividades económicas de maior relevo são na área da metalomecânica e serralharia, construção civil, transformação de pedra, seguidas de mobiliário e calçado.

No que respeita ao sector terciário, verifica-se uma evolução significativa da população activa com cerca de 39,5%, ultrapassando assim o sector I (este prejudicado pelo aumento da emigração e domínio crescente da mata/floresta).