Passar para o Conteúdo Principal

Localização

Situado no Centro do País, mais concretamente no limite Oriental do Distrito de Aveiro, o Concelho de Sever do Vouga beneficia da proximidade relativa de alguns importantes centros urbanos, nomeadamente Aveiro, Coimbra, Porto e da proximidade de dois dos principais eixos rodoviários portugueses, a A1, que liga Lisboa ao Porto e a A25, via de acesso e de abertura do Concelho ao País e à Europa.

Tem como Concelhos limítrofes Vale de Cambra, Águeda, Albergaria-a-Velha e Oliveira de Azeméis, todos pertencentes ao Distrito de Aveiro e Oliveira de Frades que pertence ao Distrito de Viseu.

Constituem-no nove Freguesias: Cedrim do Vouga, Couto de Esteves, Dornelas, Paradela do Vouga, Pessegueiro do Vouga, Rocas do Vouga, Sever do Vouga, Silva Escura e Talhadas.

Não obstante de administrativamente, fazer parte da Beira Litoral, é muito mais um espaço de transição entre a Beira Litoral (serra) e o Litoral pelo cunho geomorfológico e cultural - património edificado e popular - que determinam a tipicidade de uma região do interior.

 

mapaconcelho_a5

proj_mapaenqnacional_01

Localização geográfica do concelho de Sever do Vouga no País