Passar para o Conteúdo Principal

Onde comer

A gastronomia em Sever do Vouga é motivo de presença de muitos visitantes. Predominantemente oriundos de outras regiões do País, sabem apreciar os pratos locais, num ambiente rural com reminiscências do litoral, o que demonstra bem a capacidade das suas gentes que souberam extrair proveitosos resultados dessa simbiose geo-cultural.

A gastronomia em Sever do Vouga é já marca de "imagem", através de alguns dos seus famosos pratos regionais - o destaque vai para a vitela assada à moda de Sever com arroz no forno, para a lampreia em arroz, para os rojões com grelos e para várias iguarias de peixe do rio em escabeche.

Seja feita justiça aos seus múltiplos restaurantes ou casas de pasto que d'entre a variedade de pratos gastronómicos, apostam decididamente nos que são tipicamente característicos da Região.

Doces

doces

Quanto à doçaria, embora o Concelho disponha de Padarias e Pastelarias com um fabrico de elevada qualidade neste ramo, até Maio de 1995 o Concelho não possuía um doce considerado regional, talvez pelo facto de não existir uma tradição conventual.

E foi esta a razão pela qual o Pelouro da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Sever do Vouga decidiu levar a efeito em Maio de 1995 um concurso para a criação do "Doce Regional do Concelho de Sever do Vouga", concurso que se processou em três eliminatórias e que teve como vencedor o doce "Beijinhos de Sever".

Este doce, com base numa receita familiar, já centenária, foi confeccionado por uma severense, que o adaptou às exigências do concurso.
Para além do delicioso sabor, é um doce que, pela sua apresentação, pode ser aproveitado para decoração de mesas em dias festivos. Pela classificação que obtiveram, há também a referir outros dois doces: as Bateiras do Vouga e as Barquinhas do Vouga.

Sem desprezar os doces de gema e as regueifas, que são doces populares característicos das romarias e festas populares e que têm presença quotidiana em vários pontos de venda, nomeadamente na Casa do Artesão e Pastelarias/Padarias locais.

Mas para quê mais palavras?

Venha a Sever do Vouga e delicie-se com as suas iguarias...