Passar para o Conteúdo Principal

Artesanato

O artesanato é então a expressão criadora e viva dos usos e costumes do nosso povo.

A arte e mestria de quem desde cedo aprendeu o ofício dão origem a peças únicas, de um trabalho incomparável. São saberes passados de geração em geração, transmissão de saberes para dar a conhecer a quem nos visita, tudo o que melhor se faz em Sever do Vouga.

Para tal e entre muitas outras atividades, foram criados alguns canais próprios de escoamento dos produtos, como sendo:

  • a realização periódica de Feiras de Artesanato à Moda Antiga;
  • a participação em inúmeras Feiras de Artesanato locais, regionais e mesmo nacionais;
  • a manutenção de um horário de abertura diário durante todo o ano, entre muitos outros.

Este esforço conjunto tem contribuído grandemente para a promoção dos produtos regionais de fabrico artesanal, manufaturados por mãos hábeis e trazidos até aos nossos dias numa herança que queremos se perpetue no futuro, mantendo desta forma vivas as Tradições Artesanais do Concelho.

De entre as muitas atividades aqui representadas podemos destacar algumas delas como sendo por exemplo: a Cestaria, a Tamancaria, a Tanoaria, a Tecelagem, os artigos de Couro, os Artigos de Madeira representando os utensílios e alfaias ligadas à vida Rural, ou ainda produtos regionais como as compotas, geleias e marmeladas, licores, xaropes e infusões (com especial referência para o mirtilo e para a laranja), etc.

Tudo isto e muito mais pode ser visto e/ou adquirido num bonito edifício rústico, que a Câmara Municipal restaurou, "A Casa do Artesão", situada junto ao Jardim central da Vila e onde funciona também o Posto de Informação Turística.

Feirinhas á Moda Antiga
  • 2º domingo de Maio
  • 2º domingo de Agosto
  • 2º domingo de Novembro
  • 2º domingo de Dezembro

 

casadoartesaoCasa do Artesão

Rua do Jardim
3740-273 Sever do Vouga

Tel.: 234555566 – est 109
E-mail: a.artesaossv@gmail.com